Veja alguns dos insights de destaque do Innovation Forum On 2021, realizado pela ScanSource Brasil com curadoria de conteúdo da agência essense

Por agência essense

Já disse o ator, palhaço, empreendedor social e fundador do Doutores da Alegria, Wellington Nogueira: “A primeira transformação é a nossa”. Mestre de cerimônias do Innovation Forum On 2021, realizado em novembro deste ano pela ScanSource Brasil, o artista falou para uma audiência virtual de mais de 2 mil profissionais de TI, introduzindo o tema central do evento: “Transformar pessoas para transformar negócios”.

Mais de 20 especialistas de áreas diversas contribuíram com as grandes discussões do evento, centradas naquele que é o ponto de partida e fator determinante de qualquer mudança: o indivíduo. Entre os speakers, o destaque foi o historiador e professor Leandro Karnal, que falou sobre o protagonismo individual na transformação do negócio, além da pensadora digital Martha Gabriel, que, por sua vez, deu uma aula prática sobre inovação e criatividade na era digital.

O Innovation Forum On teve apoio da agência essense na curadoria de conteúdo de impacto – o que pode nos tornar, por um lado, suspeitos para julgar; por outro, nos faz qualificados (e humildes) para opinar: as sessões do evento não faltaram com sinceridade, originalidade e ousadia. As trilhas de conteúdo foram mediadas pela Silvia Paladino, cofundadora da agência essense, Wagner Hilário, head de projetos da agência, e Cylene Souza, diretora-executiva da agência Lightkeeper.

A seguir, deixamos alguns pensamentos levantados durante o evento e que mexeram com a gente – talvez, eles mexam com você também.

1. Sobre liderança, autoestima e exemplo

“Quando falamos de ética, falamos de um grupo de pessoas. Dentro do corporativo, nesse sentido, é fundamental estabelecer parcerias – seja com o RH, com o jurídico ou outras áreas. Também é essencial ter uma comunicação clara e lembrar que nós, líderes, somos modelo, então temos sempre de liderar pelo exemplo”, sintetizou Vanderlei Ferreira, vice-presidente e general manager da Zebra, na trilha de Ética, que levantou a provocação “Por que é importante parar de fingir que você não viu”.

Já Flávia Ibri, head de RH da América Latina da IQVIA, multinacional de ciência de dados de saúde, destacou a correlação entre ética e autoestima: . “A autoestima é um conceito ético, não estético. É quase como um filtro interno da forma como a gente age. É nosso sistema imunológico emocional. Quando a gente está enfrentando um dilema ético, ter a autoestima em ordem vai dar forças para nos posicionarmos corretamente”, defendeu ela. 

2. Sobre ser protagonista

Liderança, autoestima, protagonismo, diversidade, liderança, empatia e inovação. Veja alguns insights do Innovation Forum On 2021!

Para o professor Leandro Karnal, qualquer solução para as mais diversas situações cotidianas, seja no trabalho ou no âmbito pessoal, passa pela ideia de “protagonismo”, ou seja, de se incluir como parte da solução – mesmo que o problema não tenha sido causado por você.

“O protagonista não reclama. Ele propõe, atua e modifica, e sempre faz parte da solução e não do problema, porque do problema todos fazemos parte”.

Ele também nos lembrou que “uma das maiores virtudes de qualquer colaborador ou dirigente é a capacidade de aprender”. Para Karnal, “quem não se atualiza, se fossiliza e fica atrasado em uma rapidez enorme”. Por isso, mais do que nunca, implementar o lifelong learning, ou a habilidade de aprender ao longo da vida, é um dos pré-requisitos não apenas para se manter atualizado, mas para acompanhar o passo do mundo, que anda cada vez mais veloz.

3. Sobre promover a diversidade

Transformar estruturas também é essencial para a transformação de negócios. Não à toa, assuntos como ESG se tornaram pautas estratégicas para muitas empresas. Dessas três letrinhas, o “S” (de “social”) é a que impacta diretamente as pessoas e foi foco do painel “Atitude inclusiva: a reprogramação da cultura organizacional”.

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Como explicou Tatiana Veneroso, desenvolvimento de parceiros cloud na Cisco, “muitas pessoas confundem, ou acham que são a mesma coisa, mas diversidade e inclusão são conceitos distintos e complementares. Quando falamos de diversidade, é comum ligá-la a fatores demográficos, mas vai além disso: está relacionada à raça, etnia, geração, diversidade cognitiva. Também é baseada em experiências de vida, de educação, ao emocional. Já inclusão significa trilhar estratégias para acolher diversidades e garantir que profissionais tenham oportunidades iguais de crescimento, dentro de um ambiente seguro.”

Promover a diversidade também significa incentivar a diversidade de pensamento, como lembrou Marco Versignassi, diretor de vendas da Scansource Brasil, na trilha Liderança – “Antes da inovação, o pensamento crítico”.

“O nosso papel como líderes não é ter as respostas, mas sim dar suporte, especialmente nos momentos difíceis e de tomada de decisão. É empoderar pessoas para que elas tomem decisões, promover discussões abertas e a diversidade, não apenas de raça e etnia, mas de pensamento”.

Para dar ainda mais força à pauta, vale recorrer a números: segundo o levantamento “Diversity Wins“,  da consultoria McKinsey, publicado no ano passado, empresas que apresentam maior diversidade de gênero em suas equipes de liderança possuem também 25% mais probabilidade de serem mais lucrativas. Quando a pauta é diversidade étnica, a probabilidade de lucro sobe para 36%.

4. Sobre desenvolver a empatia

Muitas vezes, precisamos nos colocar no lugar do outro e entender os limites de todos, de forma a possibilitar a harmonia e fluidez nas relações humanas.

“Por vezes, o outro vive uma situação que é estressante para ele, mas, para você, não é”, comentou Márcia Muniz, diretora jurídica da Cisco, na trilha Autoconhecimento –  “A estafa do digital: evitá-la ou viver com ela?”. “Eu tenho de saber me colocar no lugar dessa pessoa e entender se ela está passando por estresse, se precisa de ajuda”, afirmou.

O painel teve o embasamento científico da médica psiquiatra Maria Cristina Grilli, que ressaltou o princípio de uma mente e de um corpo saudáveis: “Não passamos o dia inteiro de estômago cheio ou vazio. Dormir é essencial, mas se você ficar 24 horas na cama também vai adoecer. Todo mundo precisa do sol para aumentar alguns hormônios e também da ausência de luz para controlar outros. A busca da saúde passa pelo equilíbrio”

5. Sobre, por fim, inovar

Essa é a palavra que está na boca de 100 em cada 100 executivos em cargos de liderança e, em especial, de empresas de tecnologia. Para um negócio, não importando o tempo em que ele existe, inovar significa se manter vivo e relevante ao longo dos anos.

O desafio se torna uma constante se inseridas as mudanças que o mundo traz em termos evolutivos. Por isso, cada vez mais deve-se voltar ao básico para inovar.

Para a futurista Martha Gabriel, inovar nem sempre significa inventar algo novo e disruptivo: “A invenção é uma das partes da inovação que envolve pesquisa e desenvolvimento (P&D). Inovar é focar em melhorar qualquer coisa que seja e, para fazer isso, você pode se inspirar, adaptar, substituir, ampliar, reduzir o que já existe”. E completou: “nossa função não é inventar a roda, é fazer inovação com o que temos à mão, no dia a dia, de acordo com os problemas que temos.”

Quem corroborou com o posicionamento de Martha foi Rodrigo Guerra, sponsor do Projeto Unbox. Durante a trilha Liderança, o especialista em inovação afirmou que o processo de inovar “sempre remete a alguma engenhoca, alguma coisa futurista, mas fazer algo com mais eficiência e de forma diferente também é inovação”.

Para assistir às trilhas de conteúdo do Innovation Forum On 2021, acesse: https://innovation.scansourcelatam.com/login/student

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Notas sobre autoconhecimento (e a estafa do digital)

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