Não precisa ser Steve Jobs ou Bill Gates para contar a própria história de vida; o registro de memória se tornou, no Brasil e no mundo, uma poderosa e efetiva construção de legado
Por agência essense
As narrativas de histórias de vida sempre estiveram por aí, mas talvez fossem mais conhecidas pelas biografias de personalidades do esporte, do entretenimento, da política e até mesmo dos negócios. Os coaches de empreendedorismo aconselham em uníssono: Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos. Todos grandes nomes que mudaram a história com visão, inovação e trabalho.
Fora dos holofotes da tecnologia, no entanto, há outros relatos biográficos à espera de serem descobertos – e escritos. Isso porque a grandiosidade de uma história de vida não se revela no palco, mas sim nos bastidores. Por sorte, empreendedores de diversos setores – gente com a gente – motivaram-se, nos últimos anos, a registrar o seu legado.
Listamos, abaixo, algumas biografias que você provavelmente não conhece, mas deveria.
1. Sonhando com Pipas (Adelson de Sousa)
De catador de ferro velho a fundador de um dos grupos de mídia mais bem-sucedidos do Brasil, Adelson de Sousa foi sacoleiro no Paraguai, distribuidor de alho e comerciante no garimpo do Rio Madeira. Quando a informática começava a decolar no Brasil, estabeleceu um lucrativo negócio de integração de PCs, que seria a semente de uma longa história na mídia de tecnologia – começando pelo lançamento da BYTE Brasil, a maior revista desse segmento no mundo. A história empresário é contada no livro “Sonhando com Pipas” (2018), escrito em parceria com a jornalista Silvia Noara Paladino (agência essense), e publicado pela M.Books.
2. O Sonho Brasileiro (Rolim Amaro)
Na história do empreendedorismo brasileiro, o legado do Comandante Rolim Adolfo Amaro talvez seja um dos mais emblemáticos. Depois de dirigir trator e caminhão, trabalhar como taxista, fazer manutenção de aeronaves, pilotar aviões para transporte de peões para fazendas na Amazônia e até fundar a inovadora empresa de táxi aéreo ATA, foi convidado para se tornar sócio da TAM. Tudo isso está contado na biografia “O sonho brasileiro: Como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios” (2008), escrita pelo jornalista Thales Guaracy e publicada pela editora A Girafa.
3. Sem Limites – A História Da Netshoes (Marcio Kumruian e Hagop Chabab)
De uma loja de rua em São Paulo a um gigante da internet. Essa é a trajetória da brasileira Netshoes, que desde 2016 é listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Mas, antes de contar a história de uma empresa, a livro “Sem Limites”, escrito por José Eduardo Costa, narra os desafios e o pioneirismo dos primos Marcio Kumruian e Hagop Chabab, que tornam a Netshoes um dos maiores e-commerces de artigos esportivos do mundo.
4. Além dos Sonhos (Roman Romancini)
Livro mais recentemente publicado desta lista, “Além dos Sonhos: da cama ao cume, a história do homem que desafiou o impossível” (2022) assume sua missão logo no título: contar a saga do montanhista Roman Romancini, que ainda criança sonhou em escalar o Everest, a montanha mais alta do mundo. Poderia ter sido somente mais uma história de superação, mas não. É um relato único, em certos momentos inacreditável, com tentativas frustradas, avalanches, acidentes, dor e, acima de tudo, uma determinação sem limites.
5. Not for Bread Alone (Konosuke Matsushita)
Há algumas obras (não exatamente uma biografia) e valiosos ensinamentos deixados por Konosuke Matsushita, fundador da Panasonic, sendo que para nós, ocidentais, boa parte desses textos está disponível apenas em inglês. Nascido em 27 de novembro de 1894 em Wakayama, no Japão, Matsushita ficou conhecido não só pelo empreendedorismo visionário, como também por uma filosofia gerencial mais humana, justa e feliz. A história de vida desse ícone da gestão é dramática: sua família inteira morreu de tuberculose em menos de um ano quando era adolescente. “Not for Bread Alone” (1984) é uma das obras assinadas por Matsushita, mas não poupe esforços em “caçar” na internet outros textos de sua autoria.