Conheça casos de sucesso nos quais a curadoria de conteúdo de impacto amplia as possibilidades de formato, alcance e receita com os eventos setoriais

Nos últimos anos, as crises do mercado de comunicação não deixaram ninguém de fora: os veículos impressos perderam relevância e sua histórica fonte de receita com publicidade; a mídia digital precisou aprender a comprovar resultados e construir um modelo de negócios rentável; a publicidade passou a competir com estratégias mais transparentes, democráticas e objetivas de relacionamento com o público-alvo, como o content marketing e o branded content; as assessorias de imprensa sentiram o impacto do encolhimento das redações e da multiplicação das fontes conteúdo; e, claro, os eventos tiveram que se remodelar para provar sua relevância em um mundo abarrotado de compromissos, resultados comprovados pelo marketing digital e concorrência.

Mas, no caso do segmento de eventos, há uma situação, em particular, que o distingue dos demais.

O ponto é que não dá para chamar de crise a transformação do mercado de feiras, congressos, exposições e eventos corporativos em geral.  Ele segue com um dos setores que mais crescem no Brasil – algo entre 10% e 14% ao ano, segundo diferentes estimativas, incluindo a da Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Os gastos anuais com eventos corporativos atingem R$ 210 bilhões no País, contribuindo para que o setor represente cerca de 4,3% do PIB nacional.

Quem se lembra das grandes feiras de tecnologia no Brasil, como a Comdex (Computer Distribution Exhibition), que atravessou a década de 1990 e começo dos anos 2000 como um dos maiores eventos do setor de TI? Segundo uma matéria da Folha de S. Paulo de 19/08/2002, a Comdex gerava cerca de 10% do volume de negócios em tecnologia no País. Só que os caríssimos estandes e os altos investimentos em brindes e entretenimento não sustentam mais a percepção de valor desses encontros.

O presente e o futuro dos eventos corporativos têm nome: conteúdo.

A expansão do número de eventos em todos os principais setores da economia – de TI à Saúde, de varejo à educação – é uma resposta à necessidade das empresas em fortalecer comunidades (e já está mais que provado que ainda precisamos do meio físico, não só digital, para isso), fomentar negócios e criar autoridade. Nesse contexto, o conteúdo se destaca como pilar essencial.

Mas esse não é mais um artigo de análise, apenas, sobre o mercado de eventos corporativos. A seguir, conheça 5 formas de construir (e rentabilizar)  o conteúdo, ampliar a percepção de valor pelo público-alvo e, como consequência, potencializar a geração de receita com essas iniciativas

1. Valorização do conhecimento da comunidade

Não é apenas com palestrantes notáveis e elevados cachês que um evento corporativo se prova. A construção de uma programação com painéis, talk shows e debates que envolvam as lideranças setoriais contribui decisivamente para a geração de reputação e engajamento. A estratégia valoriza o conhecimento disponível na própria comunidade e propicia uma valiosa troca de experiências, a colaboração, a cocriação do futuro e o desenvolvimento do setor como um todo.

Caso de sucesso
Com essa estratégia, o Premium Partner Meeting (PPM), realizado anualmente pela gigante Scansource-Network1, tornou-se um dos mais relevantes eventos promovidos por um distribuidor de TI no Brasil. A agência essense, como parceira de conteúdo da distribuidora, viu de perto a evolução desse evento ano a ano.

Rafael Paloni, presidente da Scansource-Network1, entrevista Laércio Cosentino, CEO da Totvs

Painel com CIOs e líderes da indústria no Premium Partner Meeting IX
2. Envolvimento dos patrocinadores

Ainda utilizando o exemplo da indústria de TI, por muitos anos os fabricantes apostaram na apresentação de seus produtos e serviços e em um discurso basicamente comercial para atingir o público-alvo dos eventos (próprios e de terceiros) voltados a clientes e parceiros. A verdade é que ninguém mais aguenta essa abordagem. A curadoria de conteúdo para eventos surge como uma proposta de valor para os próprios patrocinadores e como uma estratégia de aumento de receita com a venda de cotas de patrocínio.

Caso de sucesso
O Innovation Forum+, também realizado pela Scansource-Network1, é um exemplo de evento que traz ao palco a força e o conhecimento das grandes lideranças da indústria, provendo um conteúdo de impacto para todo o setor. A preparação dos painéis conta com o apoio da agência essense.

Veja os melhores momentos do evento.

Painel com líderes da indústria de TI no Innovation Forum 2019
3. União dos mundos físico e digital

Se as relações de negócio dependem do bom e velho contato presencial, os meios digitais o potencializam. Além de aumentar as oportunidades de interação com o público-alvo, a tecnologia permite a disseminação do alcance da mensagem, ampliando o impacto da ação para além do centro de convenções e, claro, gerando novas possibilidades de rentabilização do conteúdo.

Caso de sucesso
Realizado em junho de 2019, o VMware Executive Summit foi transmitido ao vivo dos estúdios da RedeTV!, em São Paulo, levando o alcance do conteúdo para um público de centenas de pessoas que acompanharam o evento por streaming. O encontro representou um marco de inovação em formato de eventos e teve a curadoria de conteúdo da essense.

Assista ao programa na íntegra.

VMware Executive Summit 2019
Caso de sucesso
De volta ao Innovation Forum 2019, mais um exemplo de expansão do alcance do conteúdo com o formato de streaming: além da transmissão da programação do palco, a agência essense ajudou a Scansource-Network1 a construir um programa exclusivo para a audiência online, com entrevistas no estúdio e na área do evento, no Espaço das Américas.

Veja algumas entrevistas e melhores momentos dessa transmissão:
Entrevista com João Lins, professor da FGV

Entrevistas com fabricantes
4. Cobertura e legado

Cobertura de evento não é exclusividade de TV e encontros de famosos. O registro dos melhores momentos e de entrevistas realizadas in loco com palestrantes e público permite que o propósito do evento perdure, deixando um legado para a comunidade.

Caso de sucesso
Como parceira de conteúdo da Associação Nacional de Hospitais Privados, a Anahp, a essense atuou, nos últimos anos, desde a curadoria prévia de conteúdo do Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) à cobertura desse evento, considerado um dos principais da Saúde no ano.

Veja o vídeo de cobertura do Conahp 2018, produzido pela agência essense.

Estúdio do Innovation Forum 2019 – transmissão do evento por streaming
5. Proposição de ideias duradouras

Mais do que uma ação pontual, evento é palco de grandes ideias. Por isso, a estruturação de um conceito que permeie a proposta e o conteúdo do encontro, com a possibilidade de engajar comunidades antes, durante e pós evento, torna-se uma estratégia de valor.

Caso de sucesso
Também durante o VMware Executive Summit 2019, a agência essense construiu, em parceria com a VMware, o CIX Initiative, série de talk shows formada pelos temas Cibersegurança, Inovação & Agilidade e Experiência do Usuário. O objetivo da ação foi a cocriação de melhores práticas em torno desses temas, de forma a contribuir para o desenvolvimento de empresas digitais.

Assista aqui ao programa, parte integrante da transmissão do evento.

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