Conheça casos de sucesso nos quais a curadoria de conteúdo de impacto amplia as possibilidades de formato, alcance e receita com os eventos setoriais
Nos últimos anos, as crises do mercado de comunicação não deixaram ninguém de fora: os veículos impressos perderam relevância e sua histórica fonte de receita com publicidade; a mídia digital precisou aprender a comprovar resultados e construir um modelo de negócios rentável; a publicidade passou a competir com estratégias mais transparentes, democráticas e objetivas de relacionamento com o público-alvo, como o content marketing e o branded content; as assessorias de imprensa sentiram o impacto do encolhimento das redações e da multiplicação das fontes conteúdo; e, claro, os eventos tiveram que se remodelar para provar sua relevância em um mundo abarrotado de compromissos, resultados comprovados pelo marketing digital e concorrência.
Mas, no caso do segmento de eventos, há uma situação, em particular, que o distingue dos demais.
O ponto é que não dá para chamar de crise a transformação do mercado de feiras, congressos, exposições e eventos corporativos em geral. Ele segue com um dos setores que mais crescem no Brasil – algo entre 10% e 14% ao ano, segundo diferentes estimativas, incluindo a da Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Os gastos anuais com eventos corporativos atingem R$ 210 bilhões no País, contribuindo para que o setor represente cerca de 4,3% do PIB nacional.
Quem se lembra das grandes feiras de tecnologia no Brasil, como a Comdex (Computer Distribution Exhibition), que atravessou a década de 1990 e começo dos anos 2000 como um dos maiores eventos do setor de TI? Segundo uma matéria da Folha de S. Paulo de 19/08/2002, a Comdex gerava cerca de 10% do volume de negócios em tecnologia no País. Só que os caríssimos estandes e os altos investimentos em brindes e entretenimento não sustentam mais a percepção de valor desses encontros.
O presente e o futuro dos eventos corporativos têm nome: conteúdo.
A expansão do número de eventos em todos os principais setores da economia – de TI à Saúde, de varejo à educação – é uma resposta à necessidade das empresas em fortalecer comunidades (e já está mais que provado que ainda precisamos do meio físico, não só digital, para isso), fomentar negócios e criar autoridade. Nesse contexto, o conteúdo se destaca como pilar essencial.
Mas esse não é mais um artigo de análise, apenas, sobre o mercado de eventos corporativos. A seguir, conheça 5 formas de construir (e rentabilizar) o conteúdo, ampliar a percepção de valor pelo público-alvo e, como consequência, potencializar a geração de receita com essas iniciativas
1. Valorização do conhecimento da comunidade
Não é apenas com palestrantes notáveis e elevados cachês que um evento corporativo se prova. A construção de uma programação com painéis, talk shows e debates que envolvam as lideranças setoriais contribui decisivamente para a geração de reputação e engajamento. A estratégia valoriza o conhecimento disponível na própria comunidade e propicia uma valiosa troca de experiências, a colaboração, a cocriação do futuro e o desenvolvimento do setor como um todo.
Caso de sucesso Com essa estratégia, o Premium Partner Meeting (PPM), realizado anualmente pela gigante Scansource-Network1, tornou-se um dos mais relevantes eventos promovidos por um distribuidor de TI no Brasil. A agência essense, como parceira de conteúdo da distribuidora, viu de perto a evolução desse evento ano a ano. Rafael Paloni, presidente da Scansource-Network1, entrevista Laércio Cosentino, CEO da Totvs |
2. Envolvimento dos patrocinadores
Ainda utilizando o exemplo da indústria de TI, por muitos anos os fabricantes apostaram na apresentação de seus produtos e serviços e em um discurso basicamente comercial para atingir o público-alvo dos eventos (próprios e de terceiros) voltados a clientes e parceiros. A verdade é que ninguém mais aguenta essa abordagem. A curadoria de conteúdo para eventos surge como uma proposta de valor para os próprios patrocinadores e como uma estratégia de aumento de receita com a venda de cotas de patrocínio.
Caso de sucesso O Innovation Forum+, também realizado pela Scansource-Network1, é um exemplo de evento que traz ao palco a força e o conhecimento das grandes lideranças da indústria, provendo um conteúdo de impacto para todo o setor. A preparação dos painéis conta com o apoio da agência essense. Veja os melhores momentos do evento. |
3. União dos mundos físico e digital
Se as relações de negócio dependem do bom e velho contato presencial, os meios digitais o potencializam. Além de aumentar as oportunidades de interação com o público-alvo, a tecnologia permite a disseminação do alcance da mensagem, ampliando o impacto da ação para além do centro de convenções e, claro, gerando novas possibilidades de rentabilização do conteúdo.
Caso de sucesso Realizado em junho de 2019, o VMware Executive Summit foi transmitido ao vivo dos estúdios da RedeTV!, em São Paulo, levando o alcance do conteúdo para um público de centenas de pessoas que acompanharam o evento por streaming. O encontro representou um marco de inovação em formato de eventos e teve a curadoria de conteúdo da essense. Assista ao programa na íntegra. |
Caso de sucesso De volta ao Innovation Forum 2019, mais um exemplo de expansão do alcance do conteúdo com o formato de streaming: além da transmissão da programação do palco, a agência essense ajudou a Scansource-Network1 a construir um programa exclusivo para a audiência online, com entrevistas no estúdio e na área do evento, no Espaço das Américas. Veja algumas entrevistas e melhores momentos dessa transmissão: Entrevista com João Lins, professor da FGV Entrevistas com fabricantes |
4. Cobertura e legado
Cobertura de evento não é exclusividade de TV e encontros de famosos. O registro dos melhores momentos e de entrevistas realizadas in loco com palestrantes e público permite que o propósito do evento perdure, deixando um legado para a comunidade.
Caso de sucesso Como parceira de conteúdo da Associação Nacional de Hospitais Privados, a Anahp, a essense atuou, nos últimos anos, desde a curadoria prévia de conteúdo do Conahp (Congresso Nacional de Hospitais Privados) à cobertura desse evento, considerado um dos principais da Saúde no ano. Veja o vídeo de cobertura do Conahp 2018, produzido pela agência essense. |
5. Proposição de ideias duradouras
Mais do que uma ação pontual, evento é palco de grandes ideias. Por isso, a estruturação de um conceito que permeie a proposta e o conteúdo do encontro, com a possibilidade de engajar comunidades antes, durante e pós evento, torna-se uma estratégia de valor.
Caso de sucesso Também durante o VMware Executive Summit 2019, a agência essense construiu, em parceria com a VMware, o CIX Initiative, série de talk shows formada pelos temas Cibersegurança, Inovação & Agilidade e Experiência do Usuário. O objetivo da ação foi a cocriação de melhores práticas em torno desses temas, de forma a contribuir para o desenvolvimento de empresas digitais. Assista aqui ao programa, parte integrante da transmissão do evento. |