Um dos projetos da agência essense produzidos via Lei de Incentivo à Cultura, a obra traz a história de dez mulheres que estão construindo uma das mais proeminentes indústrias globais de tecnologia

agência essense

       “Eu arriscaria dizer que o tal Anônimo,
que escreveu tantos poemas sem assinar,
era muitas vezes uma mulher”

– Virginia Woolf (1182 – 1941)
escritora, ensaísta e editora britânica 

O livro-reportagem “Mulheres na IA: a força feminina na construção da inteligência artificial no Brasil” é um manifesto sobre a força não somente potencial, mas prática, das mulheres no desenvolvimento de uma das mais proeminentes indústrias globais de tecnologia.

A narrativa é baseada na construção do perfil de 10 profissionais – professoras, cientistas, pesquisadoras, empreendedoras – de origens, momentos de carreira e contextos socioculturais diversos que, em comum, têm a coragem de desbravar um segmento tão masculinizado.

Veja aqui a apresentação completa do projeto!

Livro “Mulheres na IA: a força feminina na construção da inteligência artificial no Brasil” 

O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e 100% do valor do patrocínio é dedutível do imposto de renda.

Contexto e objetivos

Os números não são animadores: 

Entre os principais objetivos da obra, estão: desmistificar e popularizar a IA entre mulheres e meninas brasileiras; posicionar a força da comunidade feminina de IA no Brasil; revelar os impactos socioculturais no desenvolvimento da IA no Brasil.

Curadoria

Paula Tempelaars:


CEO da Neurowits, empresa de neurociência e IA aplicada a negócios, é também Head do laboratório da Neurons Inc no Brasil, empresa com sede na Dinamarca,líder mundial em neurociência aplicada com clientes globais como Google, TikTok, Meta, L’Oréal, Coca-Cola, LEGO e Ambev. É idealizadora e cofundadora da W.AI, uma comunidade para mulheres na área de inteligência artificial e também atua como conselheira da AI Brasil, contribuindo com o uso responsável e estratégico da IA no país. Também é professora convidada do Instituto de Ensino e Pesquisa do hospital Albert Einstein e ESPM, além de lecionar em projetos in-company, onde aplica neurociência e IA em programas educacionais que moldam líderes e profissionais para o futuro. Seu trabalho destaca-se pela aplicação prática da neurociência e IA nos negócios, criando pontes entre ciência, tecnologia e mercado para promover o desenvolvimento humano e organizacional.

Idealização e produção

Adriele Marchesini: 

Jornalista há quase duas décadas, empreendedora há dez anos e escritora de nascença, Adriele Marchesini tem especialização em análise econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), MBA em marketing digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e é mestranda em Inteligência Artificial, Educação e Futuro do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP).  Exerceu funções de redação e edição em veículos como O Estado de São Paulo, Infomoney, Diário do Comércio e Indústria, IT Web, CRN Brasil e InformationWeek. Coautora de dois livros publicados e editora de um terceiro, é cofundadora da agências essense, que já ajudou mais de 100 marcas B2B a fortalecerem ou construírem sua reputação, e da VIS Healthcare, healthtech que nasceu para por fim do caos da informação na Saúde a partir da IA. É uma das idealizadoras e âncoras do podcast Vale do Suplício, colunista do portal Terra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria).

Como patrocinar

Atendendo às regras da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a obra pode ser patrocinada por pessoas físicas e jurídicas nos seguintes cenários: 

Pessoas jurídicas Pessoas físicas
Tributadas pelo lucro realLimite: até 4% dos 15% de Imposto de Renda devido (adicional de 10% não é válido para o cálculo)Optantes pela declaração completaLimite: até 6% do Imposto de Renda devido
Em ambos os casos, os contribuintes devem ter saldo de imposto a pagar

Por que patrocinar:

  • Conectar a marca ao fortalecimento da cultura empreendedora, à valorização da cultura nacional e à produção de conteúdo inclusiva;
  • Expor a marca a milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil com a obra física e com ações recorrentes de conteúdo online
  • Investimento de marca perene graças à atemporalidade de obras literárias: a menção não acabará ao fim de um espetáculo, por exemplo
  • Investimento em marketing sem gastar 1 Real: ações não competem com o já combalido orçamento de marketing

Quer saber mais? Fale com a agência essense:

contato@agenciaessense.com.br

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