Um dos projetos da agência essense produzidos via Lei de Incentivo à Cultura, a obra traz a história de dez brasileiros e brasileiras espalhados pelas cinco regiões do Brasil
agência essense
Nas esquinas, becos e vielas das cinco regiões do Brasil, nasce o empreendedorismo visceral, catalisador de novas oportunidades e realidades. O empreendedorismo autenticamente brasileiro, que carrega em suas raízes a nossa cultura e a nossa memória, com todas as suas dificuldades, conquistas e inspirações.
É essa a história que vamos contar.
Nem só ícones da superação, nem só heróis pré-destinados: a cena empreendedora brasileira é tão extensa e diversa quanto o próprio País.
O livro “Os Empreendedores do Brasil” resgata a memória cultural das cinco regiões brasileiras a partir do perfil de 10 homens e mulheres que encontram em suas geografias, comunidades e realidades a base para construir negócios que garantam sua sobrevivência, reduzam desigualdades e gerem oportunidades.
Veja aqui a apresentação completa do projeto e conheça alguns dos personagens! Livro “Os Empreendedores do Brasil”
O projeto é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e 100% do valor do patrocínio é dedutível do imposto de renda.
Idealização e produção
A obra é derivada do podcast Vale do Suplício, criado como uma contracultura aos empreendedores de palco – os típicos CEOs de MEI, escritores de textões no LinkedIn – para contar a história de empreendedores que falam pouco, mas fazem muito. Disponível no Spotify e no YouTube, tem parceria de conteúdo com o Portal Terra.
O Vale do Suplício é idealizado e produzido pelas jornalistas Adriele Marchesini e Silvia Palladino:
Adriele Marchesini:
Jornalista há quase duas décadas, empreendedora há dez anos e escritora de nascença, Adriele Marchesini tem especialização em análise econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), MBA em marketing digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e é mestranda em Inteligência Artificial, Educação e Futuro do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu funções de redação e edição em veículos como O Estado de São Paulo, Infomoney, Diário do Comércio e Indústria, IT Web, CRN Brasil e InformationWeek. Coautora de dois livros publicados e editora de um terceiro, é cofundadora da agências essense, que já ajudou mais de 100 marcas B2B a fortalecerem ou construírem sua reputação. É uma das idealizadoras e âncoras do podcast Vale do Suplício, colunista do portal Terra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria).
Silvia Palladino
Jornalista de negócios há mais de 20 anos, cobriu dezenas de eventos de tecnologia e inovação nos Estados Unidos e na Europa, e foi editora de algumas das maiores publicações na área. Em 2014, fundou a agência essense, que já desenvolveu projetos de conteúdo voltados à reputação de marcas para mais de 100 empresas. É escritora formada pelo Creative Writing Program da UC Berkeley, na Califórnia. Autora de seis livros e editora de tantos outros, entre eles a biografia “Sonhando com Pipas”, com prefácio assinado por Mario Sergio Cortella. Já colaborou com grandes veículos, como Folha de S. Paulo, e hoje escreve para o portal Terra, além de colaborar com mídias especializadas em viagem. É fundadora e editora do Destino Paralelo, projeto que explora lugares remotos do planeta, e coâncora do podcast Vale do Suplício. Montanhista desde 2014, já esteve em montanhas de altitude nos Andes e, mais recentemente, nos Himalayas. Hoje, tem descoberto novos desafios e se descoberto como aprendiz na escalada em rocha.
Inclusiva do começo ao fim
A obra “Os Empreendedores do Brasil” atende a critérios de inclusão:
- Produção de formato audiobook, que ficará disponível gratuitamente no Spotify, SoundCloud e demais plataformas de áudio correlatas
- Contratação de consultor (pessoa autista) para adaptar a obra de modo que ela seja mais facilmente consumível por pessoas neuroatípicas
- Distribuição, totalmente gratuita, da tiragem física completa (3 mil exemplares)
- Disponibilização, totalmente gratuita, da versão digital (PDF) do livro para download
Como patrocinar
Atendendo às regras da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a obra pode ser patrocinada por pessoas físicas e jurídicas nos seguintes cenários:
Pessoas jurídicas | Pessoas físicas |
Tributadas pelo lucro realLimite: até 4% dos 15% de Imposto de Renda devido (adicional de 10% não é válido para o cálculo) | Optantes pela declaração completaLimite: até 6% do Imposto de Renda devido |
Em ambos os casos, os contribuintes devem ter saldo de imposto a pagar |
Por que patrocinar:
- Conectar a marca ao fortalecimento da cultura empreendedora, à valorização da cultura nacional e à produção de conteúdo inclusiva;
- Expor a marca a milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil com a obra física e com ações recorrentes de conteúdo online
- Investimento de marca perene graças à atemporalidade de obras literárias: a menção não acabará ao fim de um espetáculo, por exemplo
- Investimento em marketing sem gastar 1 Real: ações não competem com o já combalido orçamento de marketing
Quer saber mais? Fale com a agência essense: