Durante live realizada em agosto, especialista deu dicas e exemplos do que (não) fazer para ter uma boa imagem nas mídias sociais e na vida

“O marketing pessoal é como qualquer outro marketing: de serviço, de produto, de marcas… nós adaptamos isso para as pessoas, mas aí existe um problema: pessoas podem falar, e falam muita besteira”. 

Professor, escritor e palestrante, João Riva foi o terceiro entrevistado da série de lives (Des)Aprendendo com o Exemplo, idealizada e transmitida pela agência essense no Instagram. No episódio “Espelho, espelho meu, existe alguém mais convincente do que eu?”, o especialista apontou as piores estratégias daqueles que buscam destaque nas mídias sociais e na vida. 

Durante o bate-papo com nossa cofundadora Silvia Paladino, Riva também destacou um ponto sempre buscado por aqueles que tentam fazer o melhor marketing pessoal: a influência. “Para ser influenciador basta estar vivo. A todo momento não sabemos quem estamos influenciando – seja na internet ou fora dela”.

Se você também acha que uma imagem (pessoal) vale mais que mil palavras, veja as piores práticas comuns a quem decide transmitir suas ideias e ideais para o mundo:

1- Ser monotemático

Você pode ter um nicho específico e público previamente definido, mas nem por isso precisa bater na mesma tecla para defender um assunto. Tente abordagens diferentes e evite o impulso de “vendedor”. 

2- Tentar ser perfeito

“As mídias sociais estão cheias de pessoas editadas e muito perfeitas. Elas só dão boas notícias todos os dias e têm um estilo de vida que não é o normal. Não dá para acreditar em alguém assim”. 

3- Ter um discurso essencialmente vendedor

Para Riva, alguns posicionamentos beiram o oportunismo, o que tende a ser bem chato para quem acompanha aquela pessoa. “Quem só pensa em se vender pede, mas não dá nada em troca. Estamos em um mundo onde é preciso oferecer ideias”. 

4- Deixar a originalidade de lado

Fuja das fórmulas e dos conteúdos plastificados. Muitas pessoas acabam criando “personagens” e perdendo a força. A autenticidade tem muito poder on e offline. 

Quero ser notado (a), e agora?

Qual é o seu objetivo ao trabalhar o seu marketing pessoal? Você precisa saber responder a essa pergunta para entender o melhor posicionamento e como agir com o seu “público”. A melhor estratégia para se destacar, ainda, é ser quem você é. 

“No marketing pessoal, ao se posicionar, você pode até falar para poucos, mas o essencial é que seja “bem falado”. O importante é falar com as pessoas realmente certas”. 


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